Mídias sociais e o mercado de luxo

O uso das mídias sociais pelo mercado de luxo

A Abrams Research, agência especializada em mídia digital e social observou que mais de 75% dos usuários de internet considerados ricos usam ativamente as mídias sociais. Com base nesse e outros dados a Abrams Research desenvolveu um guia que explica, em cinco passos, como melhor controlar e utilizar mídias sociais para estabelecer um canal direto com o consumidor de luxo:

1 - Traduzir elementos únicos para plataformas sociais.
Uma boa estratégia digital e social primeiramente identifica qualidades essenciais que definem a marca, coloca-as em contextos relevantes e então entrega mensagens para o público. Consistência estética e funcional on-line e off-line é primordial, acompanhada de objetivos quantitativos, referências do mercado e métricas avaliando e monitorando desempenhos.

2 - Adaptar práticas de negócio ao modelo de negócio on-line.
Partindo dos elementos que definem a marca, é relevante desenvolver campanhas de acordo com a mensagem e o meio escolhidos de maneira específica e diferenciada daquilo que já é utilizado. O consumidor digital sabe reconhecer o que é propaganda, relações públicas e conteúdo autêntico.

3 - Identificar e expandir públicos.
Os consumidores tendem a formar conexões com marcas de personalidade. O desafio é promover e, ao mesmo tempo, manter a aura de exclusividade. Uma maneira é associar bloggers proeminentes, capazes de conectar e controlar desejos de negócios e de seus leitores. É positivo estreitar a comunicação com ofertas customizadas, como o acesso de comunidades a eventos e vendas particulares.

4 - Dar poder aos consumidores.
Os apreciadores on-line buscam conteúdo para entretenimento, às vezes também para o fortalecimento de sua marca pessoal e para compartilhar com seus grupos. Além disso, criar conteúdo tem sido um processo colaborativo. Marcas podem estipular plataformas interativas que unam as experiências dos consumidores com a narrativa da marca, fazendo com que se tornem parte da identidade do outro. Informação aprofundada e pessoal, como partes dos arquivos históricos da marca, fotos de consumidores e conversas on-line, por exemplo, humanizam a relação e fazem a personalidade da marca brilhar.

5 - Gerenciar relações com os clientes.
Dedicar recursos à gestão de relacionamento com clientes é imprescindível. Inicialmente, regras devem ser estabelecidas antes da entrada nas mídias sociais. É importante reconhecer clientes satisfeitos ou insatisfeitos com a marca, mostrando que alguém está escutando e verbalizando esforços para promover mudanças e colocar em prática as ideias sugeridas. Assim, empresas de luxo conseguem desde ligações especiais com o consumidor até a criação de embaixadores da marca e o crescimento das vendas  on-line.



Comunicação Integrada

Paulo Carramenha, Diretor-Presidente da GfK Brasil, durante o o evento Atualuxo 2011 comentou sobre a integração da comunicação off e online para as marcas de luxo, além de apresentar os resultados mais recentes da pesquisa que faz uma radiografia do mercado de luxo no Brasil.








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