Mercado de luxo - Louis Vuitton é líder
A Louis Vuitton é a mais valiosa marca de luxo do mundo pelo sexto ano consecutivo, segundo estudo BrandZ 2011 do Millward Brown Optimor. A grife, pertencente ao grupo LVMH Moet Hennessy Louis Vuitton, possui um valor de U$ 24,3 bilhões, 23% a mais do que em 2010. Isso equivale a praticamente o valor da Hèrmes, Gucci e Chanel juntos, marcas que ficaram em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente, na pesquisa desse ano.
Já segundo o estudo promovido pela GfK Brasil constatou que a Louis Vuitton é a marca de luxo mais desejada pelos consumidores do mercado brasileiro de luxo, que no ano passado faturou R$ 15,1 bilhões, um aumento de 22% com relação a 2009.
Enquanto a Louis Vuitton mantém a liderança entre as internacionais, a joalheria H. Stern fica com o top of mind entre as grifes nacionais
Além disso, o estudo também constatou que no setor de vestuário a grife Chanel é a mais citada entre o público feminino (20%), seguida pela brasileira Daslu (14%). Já entre os homens a grife Giorgio Armani ocupa o primeiro lugar (24%).
Quando trata-se de roupa os homens citam suas preferências claramente, mas quando o foco passa a ser calçados nenhuma marca é citada, o contrário do que ocorre com as mulheres que tem preferência pelos calçados de Christian Louboutin (38%).
Esse e outros estudos estão sendo apresentados no Atualuxo, conferência de internacional da gestão do luxo, que acontece entre os dias 24 e 26 de maio, em São Paulo.
Para quem deseja conhecer mais sobre o mercado de luxo recomendo ler o livro O Luxo Eterno, de Gilles Lipovetsky.
Confira também essa matéria do programa Hoje em Dia sobre o assunto:
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