Livros de moda ganham espaço nas prateleiras


Interesse do leitor faz editoras investirem em livros sobre moda
Os livros de moda estão ganhando espaço nos catálogos das editoras nacionais. Tanto que a editora Senac, referência em publicar livros de moda, resolveu lançar cerca de dez novos títulos na 15ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
O mercado está aquecido, como também está em áreas como meio ambiente, relações internacionais e gastronomia. Em moda, o interesse do público está se diversificando, e as pessoas não querem mais só um guia de como se vestir. Elas estão mais informadas, dominando mais o assunto”, observa Isabel Alexandre, coordenadora de prospecção e produção editorial da Editora Senac.
Ao todo, a Senac possui cerca de 60 livros de moda em catalágo. Nos últimos três anos, o selo vem registrando crescimento, chegando a 95,5% entre os anos 2009 e 2010. Em 2011, estão previstos 20 novos títulos de moda, o dobro da média de publicações anuais da editora neste segmento.
Segundo Isabel, a atual oferta de livros da editora vai além do “ensinar a se vestir” e abrange também a área acadêmica e de comportamento. “A moda também passou a ser objeto de estudo de outras áreas, como a de gestão, sociologia, antropologia e história”, lista a coordenadora.
Estudos de moda são especialidade da editora Estação das Letras e das Cores, criada há cinco anos em São Paulo e que também lançará obras na Bienal do Rio. “A defasagem de títulos de moda no Brasil era enorme. Hoje, a gente começa a visualizar o interesse pela publicação nesta área”, afirma a diretora da Estação, Kathia Castilho.
Até o fim de 2011, a editora Estação planeja ampliar o catálogo e lançar outros seis títulos de moda. Em 2012, serão outros 25 novas obras, sendo cinco delas voltados para as crianças.

Livros infantis de moda
Os livros de moda voltados para as crianças são um novo nicho neste promissor mercado, despertando o interesse das editoras especializadas na área. É o caso da Memórial Visual, que traz no catálogo títulos como “A menina que conversava com as roupas”, da pesquisadora Paula Acioli, e deve lançar ainda neste ano o livro “Manual da pequena estilista”, entre outros títulos.



As meninas estão interessadas em moda cada vez mais cedo. Por isso, tantos livros estão surgindo no mercado”, observa Camila Perlingeiro, editora da Memória Visual.

Segundo Kathia Castilho, grande parte da demanda por estes livros infantojuvenis vem das escolas. “São livros trabalhados em oficinas com as crianças. Além das escolas, algumas livrarias fazem esse trabalho”, diz a diretora da Estação, que possui três livros infantis de moda no catálogo e outros cinco para serem lançados em 2012, incluindo um que irá usar a moda para falar de bullying.
Fonte: G1

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