Os indicados ao Oscar de Melhor Figurino

Neste domingo (27.02) ocorrerá a 83ª premiação do Oscar. Para quem ama moda a categoria mais esperada é a de Melhor Figurino. Tradicionalmente a Academia costuma dar o prêmio para filmes de época e musicais, mas quem sabe se esse não é o ano de uma surpresa e  o filme Eu Sou o Amor leve o prêmio para casa.



Alice no País das Maravilhas foi o filme que influenciou a moda ano passado. De editoriais a coleções todo mundo se inspirou em Alice. Vencedora de 2 Oscar (Chicago e Memórias de uma Gueixa) esta é a  9ª indicação que a figurinista Colleen Atwood recebe.


Também com 9 indicações ao Oscar a figurinista Jenny Beavan é responsável pelos trajes de Colin Firth,  Helena Bonham Carter e Geoffrey Rush em O Discurso do Rei. O filme se passa na década de 30 e a figurinista para dar mais credibilidade preferiu utilizar peças vintage: “elas estavam incrivelmente comidas por traças, mas nós as emendamos”, diz Jenny Beavan.


Ano passado Sandy Powell levou seu terceiro prêmio de Melhor Figurino, por A Jovem Rainha Victoria e este ano retorna com mais um figurino de época: The Tempest. Apesar de ser de época Sandy Powell preferiu fazer uma versão mais “experimental”. Powell criou uma abordagem meio punk às roupas da corte elizabetana, e explica que a decisão surgiu de uma necessidade prática: com um orçamento relativamente baixo de US$ 200 mil, ela precisou criar alternativas mais baratas ao luxo dos bordados de ouro.


Figurino grifado o filme Eu Sou o Amor, é o segundo trabalho de Antonella Cannarozzi, que pode contar com vestidos da grife Fendi, já que o filme é produzido por Silvia Venturini Fendi, da família Fendi. A paleta de cores usada por Cannarozzi é um instrumento que ajuda a dar ritmo à história. 

Remake de um faroeste de 1969, Mary Zophres recebe sua primeira indicação ao Oscar por seu trabalho no filme Bravura Indômita. Os figurinos dos personagens centrais de Bravura Indômita praticamente não mudam durante o filme, mas todos eles têm visuais marcantes, quase como uma assinatura.  Como em todo bom western os chapéus são objetos de destaque. 

Confesso que o fato de Cisne Negro não esta concorrendo nessa categoria me surpreendeu, já que com seu figurino grifado era quase certo que levasse a estatueta.

Share this:

, , , , , , , , , , , ,

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário